Próximo do anúncio de mais um Plano Safra que está sendo discutido em todo Brasil, a preocupação é com o futuro do financiamento da produção brasileira. Vai acontecer uma transição para novas fontes de recursos. A agropecuária brasileira chegou onde chegou graças a uma política – mesmo que restrita – de crédito rural, por isso tem que migrar com cuidado.

>>> Primeira parte da entrevista: Freitas acredita na virada da economia

Em entrevista exclusiva para suino.com, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, reiterou que não dá para dar guinadas fortes. O ponto fundamental que deve ser estratégia de governo e das lideranças do setor é um seguro rural que garanta a renda do produtor. Com essa certeza, o financiamento vem ao natural na oferta de mercado, tirando o tesouro da subvenção dos juros dos depósitos à vista e poupança, mas tem que ser paulatino com cuidado e calçado com seguro rural eficiente.

“Precisamos que o governo gaste um pouco, invista, não dá para rodar o seguro rural sem apoio do governo. Depois de consolidar o processo, o produtor vai poder bancar o prêmio de seguro, mas isso leva algum tempo, agora a subvenção do governo é prioridade máxima. Temos que trabalhar com força no congresso para garantir um orçamento separado para a subvenção do seguro, ter garantia que este valor está lá. É mais barato equalizar seguro do que negociar rolagem de dívida depois. Isso atende mais aos bancos do que aos agricultores”, disse.

Márcio considera que é uma decisão politica, seguro rural é uma infraestrutura que dará segurança ao processo da geração de renda na agropecuária brasileira, vai atrair investidores internos e externos com mais facilidade. “Temos que tomar esta decisão e fazer um lobby forte para assegurar junto aos parlamentares recursos necessários para um orçamento robusto, vamos criar este ambiente favorável para o setor que faz a diferença na economia brasileira e beneficia toda a sociedade”, completou.

Confira a entrevista com o presidente da OCB:

Marcelo Lara – colunista do suino.com